terça-feira, 15 de agosto de 2017

Jovem de Canoas antecipa suicídio no Facebook e postagem viraliza na internet




Foto: Facebook/Reprodução/Arquivo Pessoal





Uma postagem publicada no Facebook, na segunda-feira (14), viralizou e ultrapassou 25 mil compartilhamentos e 52 mil reações, até a manhã desta terça-feira. Ela antecipava um suicídio.

Patrícia Santiago, empresária de 26 anos, casada, postou um texto por volta das 15h. Em seguida, cerca de uma hora depois, o corpo da jovem foi encontrado dentro de casa, no bairro Moinhos de Vento.

Sua postagem publicada na rede social

"A vida é feita de escolhas e eu escolhi morar com Deus! 
É muita pressão e muita gente negativa do meu lado, já não faz mais sentido viver nesse mundo hipócrita, onde uns querem passar por cima dos outros e não pensam nos sentimentos e nas consequências que podem causar nas pessoas. 
O motivo do meu desespero é por causa da minha loja, isso mesmo para surpresa de uns e para confirmação de outros, eu ia abrir minha loja, meu sonho estava começado a se realizar, eu estava feliz, muito bem, cheia de planos e sentimentos maravilhosos, até o momento em que contratei uma arquiteta totalmente despreparada para cuidar do meu projeto, (se é que merece o titulo de arquiteta), (...) . Que possui seu escritório em CANOAS, (....). 
Ela é o motivo do meu desespero e das minhas noites mau dormidas, ela que simplesmente me apresentou uma imagem em 3D com a intenção de que eu aprovasse (óbvio que aprovei) pois afinal não estudei arquitetura e tampouco entendo de móveis. 
Com a montagem dos móveis meu desespero começou a aumentar, a loja está montada exatamente da forma que eu NÃOOO queria. Como assim?????? 
Meu sonho virou pesadelo? ISSO MESMO
Como é que eu vou entrar e trabalhar tranquilamente em um lugar que eu não quero, que eu achei horrível, e que todas as vezes que eu entro lá só tenho vontade de chorar e nada mais? 
Além dela, o (...)  proprietário da empresa (....) 


Também é motivo de todo esse desespero sem fim, liguei para ele no dia 11/08 informando que o material que combinamos não era aquele que estava sendo montado, o mesmo simplesmente disse que não alteraria nada e que estaria mandando os funcionários para entregar o que faltava e que o material combinado foi aquele, e Ainda me desacatou no telefone, não querendo resolver o meu caso, sendo que não foi aquele o combinado, montaram os móveis em mdf da pior qualidade. Informei a ele que eu tratei o material com a Projetista (....) esposa dele, eu e ela combinamos lá na minha loja qual seria o material usado, ela Me apresentou uma tabela de cores e eu escolhi, lembro perfeitamente da mesma dizendo: 

O que acha de fazermos nesse branco trançado, pois o branco liso suja muito e é "bagageiro".
Eu aceitei a opinião dela e fechamos naquele material. (Branco trançado).
Porém o [proprietário] não quis explicação, deixou a loja montada da pior forma possível e simplesmente disse q seus funcionários iriam na loja entregar o que faltava e que ele estaria largando esse projeto de mão. Em nenhum momento ele se propôs em ajudar, simplesmente deixou jogado as traças de qualquer jeito os móveis, ele só se propôs quando que ele viu que não tinha gaveta de caixa no caixa, então foi correndo fazer uma gaveta enjambrada e no escritório o armário não foi até q parede, era um armário sob medida, ele simplesmente enjambrou tudo na mesma tarde, pois eu estava pressionando tanto ele quanto a arquiteta. Os dois estavam cientes e nervosos com o que estava acontecendo. 
Eu sinceramente não acredito e não estou acreditando que estou passando por tudo isso. É um sonho indo ralo a baixo e eles não estão tendo a noção do tamanho do estrago que fizeram dentro de mim!!!
Minha vida era tão boa, eu estava me tornando a mulher mais realizada que existe, eu estava ciente de que estamos passando por uma crise, mas mesmo assim preferi arriscar, eu queria ocupar minha cabeça com algo que eu gostasse e que me faria feliz e realizada profissionalmente. Eu já estava até fazendo planos de esperar minhas amigas na loja com espumante, e todo meu carinho de sempre. Tive muito apoio da minha amiga (...), ela iria trabalhar comigo e sempre esteve comigo lado a lado para que desse tudo certo. 
Eu queria dar esse orgulho para minha mãe, mostrando que eu sou capaz, queria também dar esse orgulho principalmente para meu marido que eu amo tanto e mostrar a ele que a mulher dele estava se tornando uma lojista determinada e batalhadora. 
Mas infelizmente esse projeto arquitetônico acabou comigo, não tenho vontade de mais nada, já não como direito, eu só sei chorar e chorar. Para uns isso pode parecer bobagem, mas pra mim não é, tanto que estou aflita desde o dia em que montaram os móveis e só hoje estou tendo coragem de fazer o que eu estava planejando desde aquele momento, quem me conhece sabe que eu sou parceria e alto astral , estou sempre disposta a ajudar a todos e sempre procuro me conectar com pessoas de vibe positiva, mas agora literalmente estou no fundo do poço, estou partindo dessa para uma melhor, pois sei que Deus está me esperando de braços abertos, essa dor que estou sentindo eu não queria que ninguém sentisse! 
Juro! Não queria mesmo!!!
Poxa vida! 
Sempre fui uma pessoa tão boa, tão amada, ajudei a todos conforme eu podia e agora passar por isso? 
Eu vou, mas deixo todos cientes do porquê de tudo isso. E não tem mais jeito de mexer no projeto, pois dinheiro já foi investido e meus primeiros pedidos estariam chegando na primeira semana de Setembro. 
Eu queria ser forte para isso, mas não estou conseguindo suportar essa dor, é um sonho que se tornou pesadelo, tô pirada, tô surtada, tô triste e amargurada e a arquiteta quer que eu engula as coisas AFIRMANDO que eu pedi daquela forma. 
Era pra ser uma boutique, mas não é, não foi e nunca será uma boutique aquele projeto, e ela quer que eu aceite aquele absurdo e pronto, eu sei muito bem o que eu queria pra loja e ela também, pois ela tinha referências de lojas que eu havia passado, e aquilo está bem longe dos meus sonhos, estou com coração machucado, com as mãos atadas e muito triste em saber que as pessoas não tem um pingo de noção, consideração e respeito.
Lá de cima vou cuidar e zelar por todos que de alguma forma me transmitiram amor, pois só o amor transforma pessoas melhores, e se hoje sou uma pessoa do bem, foi graças às pessoas que me apoiaram até aqui e me deram muito amor e carinho! 
Conheci muitas pessoas maravilhosas esse ano, assim como também perdi pessoas que eu amava por desentendimentos. 
Esse ano era pra ser "meu ano", pois além da inauguração da loja, eu iria convidar as pessoas que deixaram de falar comigo, para irem conhecer meu espaço, pois eu queria que essas pessoas notassem minha mudança interna, mas o ano e o mês dos sonhos não aconteceu e não vai acontecer, pois sou fraca e não sei lidar com esse tipo de sentimento, é ruim, doloroso e machuca muito! Meu projeto virou motivo de desespero e depressão!
Quando eu entro na loja tenho vontade de sair correndo e chorar muito. (É triste, mas é isso que eu sinto).
Eu vou partir dessa, não sei aonde vou ser acolhida, mas espero que seja no céu, pois pelo bem que plantei e deixei na terra, acredito que lá será meu lugar, eu já vejo anjos conversando comigo e me acalmando, vou, estou indo... mas vou com um aperto no peito e com dó da minha mãezinha que me ama muito e vai sofrer demais, mas vai ser melhor assim, eu quero isso pra mim, e mãezinha vc tem que ser forte pois vc terá a tarefa de cuidar do meu marido pois ele vai precisar muito, do  (...) que vai sofrer muito, do pai meu negão que sempre foi pelo correto eu amo muito meu pai, da (...) que é nosso tesourinho especial, dos meus sobrinhos, parentes e dos meus irmãos que apesar de alguns não gostarem de mim, eu sou humano e amo eles, esse também é o motivo da minha tristeza , saber que alguns dos meus irmãos não zelam por mim, mas faz parte da vida, acredito que todas as famílias existe isso, mas que bom que o (...) sempre foi meu amigo, meu braço direito, minha caixinha de segredos era ele, obrigado mano, eu vou cuidar muito de ti. Mãezinha minha guerreira que pediu tanto pra mim não fazer isso quando me viu desesperada, em prantos, chorando, me sentindo insegura e desamparada. Eu tentei lutar contra isso mae, mas foi mais forte que eu, fica bem véia, eu amo muito a senhora, a senhora é minha rainha, me cuidou, me protegeu, me abraçou, me levantou, esteve comigo em todos os momentos da minha vida, nunca me abandonou, até suportava meus momentos de "pitis" me acalmava e depois voltava todo ao normal, lembro de quando eu morava perto da tua casa(Alvorada), a senhora levando meus potes de comida e pisando pé por pé pra não me acordar, tomávamos altos banhos de piscina, dávamos conselhos uma pra outra, saíamos juntas, nos divertíamos muito, fiz até a senhora beber tequila, momentos esses que vou levar comigo, eu lembro de tudo minha rainha linda, então mãe cuida de todos que precisam de vc nesse exato momento!!!! 
Depressão não é brincadeira! E hoje sei o que é essa doença pois estou passando por isso e não desejo isso nem para um inimigo(não tenho inimigos).
Meu marido amado, peço que seja forte, muito forte! Eu te amo muito muito!!!
Perdão por ser fraca meu amor, vc não queria que eu fizesse isso, lutou tanto contra esse meu sentimento suicida e hoje estou fazendo isso com a gente. Me sinto envergonhada, mas é mais forte do que eu. Eu não quero mais viver assim, estou amparada por todos, mas ao mesmo tempo me sinto vazia e perdida. 
Eu te amo tanto tanto meu amorzinho, meu benzinho, eu juro que eu NÃO queria estar passando por isso, não queria mesmo, mas essas coisas a gente não escolhe, acontece! 
Te amo meu marido querido amado que fez tudo por mim, lutou até o fim, vc foi o melhor homem que conheci, tanto que escolhi vc para casar e viver junto, nunca esqueça da tua nega louca que te ama demais.
E que a justiça seja feita! 
Peço que lutem por mim! 
E que esses infelizes destruidores de vida e lares paguem por todo meu sofrimento e por tirar minha vida q era cheia de planos!


(...)


Se todos soubessem o que estou passando, não ficariam me dando conselhos e sim ficariam diariamente ao meu lado!!!
Uma visita, um café, um chimarrão ou até mesmo me chamariam para conversar! 
Mas não, as pessoas só fingem que se importam com a gente!!!!
Então por aqui encerro meu sofrimento! 
Tchau pessoas amadas e queridas que me fizeram muito feliz um dia vamos nos encontrar para fazer muita festa, porém lá no céu🕊


A VIDA É TREM BALA PARCEIRO E AGENTE É SÓ PASSAGEIRO PRESTES A PARTIR!!! "





135 comentários:

  1. Como fica agora a situação dessa ARQUITETA e do EMPRESÁRIO e sua ESPOSA que foram os pivôs dessa tragédia , com essa moça que chegou ao ponto de se matar , isso é um absurdo se eles não forem responsabilizados , de alguma forma , pois foi uma vida , por culpa deles , a moça da nomes aos BOIS e a vida da família que eles destruíram ? Como fica ?? Tem que haver uma punição para os acusados por ela !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Absurdo culpar a arquiteta e o empresário pelo que aconteceu, moça estava doente,desequilibrada emocionalmente. Neste estado de depressão qualquer coisa seria motivo pra ela fazer o que fez. Infelizmente ela deu nome e sobrenome dos dois, imagina como eles também devem estar se sentindo... Uma tragédia!

      Excluir
    2. Por as pessoas pensarem como vc pensa, foi um dos motivos que fez ela cometer o suicidio. Como ela disse as pessoas não se importam com os sentimentos das outras pessoas.

      Excluir
    3. Jamais poderia sonhar em ser empresária.Empresário tem que lidar com frustrações, problemas e ingratidão por todos os lados todos os dias. Não vou nem falar nos inadimplentes, clientes oportunistas, empregado que te em roubam , etc.. etc.. etc.. Estes podem não ser a maioria mas são uma minoria suficiente para te derrubar. Empresário tem que ter inteligencia financeira, psicológica, saber trabalhar sob pressão, se ela não aguentou um simples montagem de uma loja , imagina administrar uma. Sinto muito por ela e pela família mas ela se meteu num negócio que não era para ela e provavelmente ela estava doente psicologicamente.

      Excluir
    4. Opa, tudo bem? Queria ressaltar que o empresário e a arquiteta também tem família e ambos já devem estar carregando um grande fardo pela morte desta jovem, a última coisa que alguém precisa nesta situação é a opinião de "juízes da internet" que só leram uma versão da história e já querem decidir quem é ou não o culpado.
      A jovem sofria de transtornos psicológicos e isso foi só mais uma gota para o copo transbordar, infelizmente aconteceu e uma vida cheia de sucesso se encerra por algo que nos dias de hoje é tão comum.
      Avaliem seus comentários antes de fazer qualquer ataque em qualquer rede social e lembrem que existe família por trás de cada indivíduo. Se importem em procurar as duas versões e de preferência oficiais divulgadas PELA POLÍCIA.

      Forte abraço e muito bom senso na vida de vocês, porque realmente está sendo necessário.

      Excluir
    5. Pivôs? Então se eu comprar um carro e ele ser problemas e dores de cabeça, e eu me matar por isso, w culpa é do vendedor? Faça o favor né, essa mulher visivelmente já tinha problemas e precisava de orientação.

      Excluir
    6. Marcia Dalla Lasca ...mto boa tua colocação se ñ conseguiu com a pressão de montar uma loja imagina se iria conseguir administrar.

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. A Marcia Dalla Lasta disse tudo, gostei da postagem dela. É lateralmente isso que acontece. Sinceramente, palavras de uma empresária.

      Excluir
    9. Eu sou arquiteta e posso dizer que o projeto 3D/maquete eletrônica é a maneira de representar de forma realista o projeto para quem não entende de arquitetura. Logo, como a moça relatou que foi apresentada a ela esse projeto em 3D ela viu, teoricamente, exatamente o que seria instalado e aprovou o projeto. Se por ventura o que foi instalado algo em desacordo com o projeto apresentado, houve quebra de contrato, já que o correto é que todo serviço contratado do arquiteto seja lá especificado e é uma segurança para os dois lados. Com a quebra de contrato uma pessoa que se sente lesada vai ao PROCON, à justiça ou até mesmo à polícia, mas não comete suicídio. Lamento pela morte da moça, mas claramente o suicídio ocorreu porque ela não estava bem pra exergar a situação de outra forma...

      Excluir
    10. o fato de um projeto ter dado errado nao e motivo para tirar a vida,eles nao foram culpados pela morte dela,como esta mulher fala besteiras,

      Excluir
    11. Entendo sua opinião, mas uma pessoa não decide tirar a sua própria vida somente por uma determinada situação. Preste atenção em tudo que ela escreve, em dois momentos ela pede desculpas para a mãe e depois para o marido, dizendo que eles tentaram de todas as formas evitar que ela cometesse suicidio. Ela ainda fala que é um espirito suicida. Acho egoísmo da nossa parte jogar essa responsabilidade em cima destas duas pessoas, acho que elas precisam responder pelas negligencia profissionais, mas não serem responsabilizados pela escolha que esta menina fez!
      É minha opinião, claro que não quero impor nada, serve só como reflexão.

      Excluir
    12. P mim é uma abostada q nunca batalhou nada na vida.
      Isso é motivo de se matar???
      Nunca passou por situações difíceis, e na primeira dificuldade n soube q fazer.
      Pena q sua desculpa foi tão rasa, n tinha nenhum entendimento das coisas.

      Excluir
    13. Bom moça que Deus te acolhe por que aqui todos vão julgar vc mas eu sei que vc passou e ninguém vai se importa com essa doença chamada depressão eu já passei por isso fui forte mas precisei muita fé e ajuda mas quem me ajudou não foi pessoas que eu mais achava que estava do meu lado .foi pessoas que eu nunca imaginava que podia conta .só digo uma coisa eu também não desejo essa doença para ninguém ela bem traiçoeira e já muitas pessoas morrendo por isso então não julgue antes de conhecer a doença

      Excluir
    14. Ótimas colocações Gustavo Oliveira e Gabriela Ribeiro. Sem dúvida a depressão é uma doença muito séria, tão séria a ponto de fazer uma pessoa tirar sua própria vida. Certamente essa moça estava doente a muito tempo e provavelmente acreditava que essa loja traria a alegria que ela precisava, apostou todase as suas forças neste projeto e não soube lidar com a frustração de não ter saído como almejava. É com certeza uma situação muito triste, mas de forma alguma podemos responsabilizar esses profissionais pela escolha que ela fez, tirar sua própria vida. A vida é muito maIorc do que qualquer problema que se tem, mas uma pessoa que sofre de depressão não tem essa dimensão.

      Excluir
    15. Ninguém tem o direito de julgar, criticar. Cada um sabe de sua dor. Desnecessário culpar essas pessoas, até porque se realmente essa moça foi tratada por eles dessa forma como ela relata, a consciência de cada um vai pesar e muito. Que Deus a tenha num bom lugar e conforte os familiares.

      Excluir
  2. Que a morte dela não seja em vão! Que a justiça seja feita e os verdadeiros culpados sejam punidos! E que a gente perceba que uma palavra, um sorriso, um abraço, um se importar de verdade e demonstrar isso pode fazer a diferença na vida das pessoas que amamos! Que Deus acolha o espírito dela sob o Seu Manto Sagrado e console quem realmente amava ela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguem é culpado de nada,a moça estava desequilibrada e a culpa não é do arquiteto e de ninguém, mas sim por causa do seu estado emocional. Qualquer psicólogo entenderia isso, nada externo tem culpa, a pessoa que vê o motivo para fazer o que ela gostaria de fazer, culpando coisas externas.

      Excluir
    2. Verdadeiros culpados são quem? A única culpa recai sobre ela mesma, que devido a problemas psicológicos resolveu se matar para resolver um impasse.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Aiii meu DEUS,tdo bem ki a moça estava no ultimo da de pressão,mais gente ela tinha tdo para estar feliz da vida com uma nova etapa da sua vida,se realizando profissionalmente dai vem pessoas mal intencionadas qe só dão valor ao dinheiro e acabam com o sonho dela.No minimo eles poderiam ter tentado fazer o serviço deles bem feito,e assim tdo estaria bem...eu axo ki eles foram sim culpados tbm pelo suicidio dela.Ela parecia estar apostando tdo no novo empreendimento e por conta de falsos profissionais acontece isso.Eu penso ki a pessoa não ta afim de fazer bem feito seu trabalho,com amor e carinho,dedicaçao horando sua palavra,sai fora gente...não pegue o serviço,de oportunidade a outros.SO AXO

      Excluir
    5. Mas se ela estava vendo que o serviço não estava sendo feito de acordo com o que ela queria, bastava exigir que fosse refeito, rescindisse o contrato, procurasse a justiça. A última opção que alguém saudável cogitaria seria o suicídio. Como falaram acima, também percebi desde o dia que li o texto que ela já tinha problemas. Depressão é coisa séria, suicídio é muito triste, mas eu imagino como estejam a arquiteta e o marceneiro e suas famílias neste momento, sem nem poder sair de casa por medo de linchamentos.

      Excluir
  3. As pessoas tendem a diminuir os sentimentos alheios, depressão é algo sério, devemos tomar mais cuidado com o que passamos ao próximo! !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depressão tem tratamento. Chega de vitimismo!

      Excluir
    2. vitimismo é teu cú azedo! vai se informar sobre depressão antes de fazer um comentário razo desses numa publicação sobre alguém que se matou.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Infelizment quem tira a propria vida nao vai pro céu muto menos tem a chance da ressurreiçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem decide isso é Deus, e só Ele

      Excluir
    2. Ja esta decidido.
      Pega uma biblia e vai ler..
      O único ao qual tem direito de tirar a vida e Deus
      Pois ele que e o criador de tudo.

      Excluir
    3. Mas em uma bíblia também está escrito sobre perdão... Não faria sentido se estivesse escrito perdão e Deus não perdoasse.
      Quem sabe disso é apenas Deus, se ela foi uma pessoa que em vida plantou apenas o bem, isso é uma doença, não uma brincadeira.

      Excluir
    4. Querida Dalila, espero que você nunca passe por uma depressão e nenhum ente querido seu, pois a depressão é uma doença e precisa ser tratada, ela mata assim como varias outras doenças!!! E você que julga em plena consciência, quem é voce??? DEUS??? Não!!! Então procure estudar e se informar sobre o assunto e que Deus tenha misericórdia de você, pois não sabe o que fala!!! Passar bem...

      Excluir
    5. Deus não decide, ele já nos deu o poder de decisão. Todos temos nossos problemas, nossas doenças como depressão, mas precisamos buscar ajuda e ser acompanhado pelas pessoas que amamos e que nos amam. Onde estava estava o marido que ela amava e que não viu todo este drama que ela estava passando. Para quem está de fora estes fatos com arquiteto e fornecedor se resolve, mas para quem tem problemas é algo terrível e muitas vezes insuperável. Sinto por esta moça que estava só com seus problemas.

      Excluir
    6. Ninguém vai, afinal não existe, oras.

      Excluir
    7. A bíblia é clara quanto a esse assunto,portanto ñ podemos mudar o que está escrito!

      Excluir
    8. Prova q nao vai... Alguem viltou pra dizer q nao vai.... Tu pode ser a proxima.... Deus manda amar uns aos outros como a si proprio e eu te garanto q se eu precisar de 50 pila pra comprar leite para os meus filhos vc nao vai me ajudar....fkdk

      Excluir
  5. Não concordo que a ARQUITETA e o EMPRESÁRIO sejam penalizados pela morte desta jovem, muita coisa deve ser investigada, por mais que eles tenham realizado um projeto totalmente contrário ao que ela desejava, isto não justifica a sua atitude. A doença DEPRESSÃO sim,talvez.....Como ela mesma diz é uma doença grave e deve ser tratada. E as pessoas ao seu redor??? Ninguém percebeu sua angustia, seu desespero, sua dor? Não viram que ela estava doente? Ela realmente se suicidou??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Existe justiça para isso! Processar os responsáveis pelo erro nos móveis e planejamento. Agora dizer que se matou por causa deles! Purfa né. Ela já deveria estar com problemas psicológicos para se matar por isso.

      Excluir
    3. Mas claro que não, ela teria que resolver esta questão em vida com eles. O motivo do suicídio foi problemas emocionais que estava dentro dela, mal resolvido, esta questão da loja foi apenas um motivo externo que ela usou para que tudo isso acontecesse. As pessoas não entendem nada de psicologia e ficam falando asneiras. Então quer dizer que se eu não visitar alguém e a pessoa se suicidar por eu não ter ido visitar ela, eu preciso ser penalizada? Eu que a matei? Por favor, vão estudar psicologia para descobrir que a origem da depressão é somente estado interior.

      Excluir
  6. Não acredito que o motivo da depressão seja só a loja. Acho que essa doença é a soma de muitas tristezas e desilusões... Para chegar ao ponto de cometer suicídio,a pessoa tem que estar muito fora da realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investe todo seu dinheiro q juntou pra realizar um sonho e no final vê tudo indo por água á baixo. Pra ver se vc tbm não entra em depressão. Pessoas sem noção. Se coloquem no lugar dela q vao entender !!

      Excluir
    2. Claro Gabrielle, qualquer psicólogo explicaria muito bem sobre isso. Nada externo é responsável pela depressão ou ansiedade de alguém.

      Excluir
    3. Já juntei todo meu dinheiro pra abrir um negócio e perdi tudo. Perdi minha mãe pra um câncer e estou há 1 ano lutando junto do meu filho de 3 anos contra mais um câncer. O transplante de medula dele está prestes a acontecer. Abri mão da minha pós graduação pq não tinha mais tempo. Sou mãe solteira. Sou afastada pelo inss pela psiquiatria com depressão e estresse pós traumático. Mas eu sei que se eu me matar estarei ferindo e faltando para todos que amo. Sou depressiva mas não sou egoista para achar que fugir disso seja a solução. Se eu digo que amo minha família eu tenho que provar isso, e provo permanecendo viva e lutando contra todo esse mar revolto que minha vida se tornou. Mas cada um que encontre seus motivos para lidar com a vida e a morte. Vou orar por ela.

      Excluir
  7. Uma escolha infeliz, de fraqueza, de uma estrutura emocional mal construida, e a depressão que é uma doença, que imagino não foi bem dignosticada se isso é possivel. Mas ela com certeza terá a misericordia de Deus, pois ela escolheu retirar a vida biológica e não a espiritual.

    ResponderExcluir
  8. Não acho que a arquiteta e o empresário devem ser punidos pela morte da moça, devem ser cobrados pelo serviço mal feito, mas não pela morte, depressão não é brincadeira, é esse fato foi só o gatilho para ela agir assim, não é da noite para o dia a depressão aparece, é uma soma de fatores, esse desespero todo deve ter sido acumulado por vários fatores ao longo de muito tempo, às vezes as pessoas com depressão pedem socorro em silêncio e nos infelizmente só vemos quando as coisas já estão bem adiantadas, que sejamos mais atentos aos que nos rodeiam e que sabíamos ajudar aquele amigo, familiar ou colega de trabalho que apresenta algum sinal de tristeza! Que essa moça cumpra a jornada dela e que encontre a luz!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, Vagner!
    Sou jornalista e gerente de mídias sociais de uma agência de publicidade. Vi que você postou em seu blog uma notícia sobre o suicídio da Patrícia Santiago. Peço que a exclua agora, pois isso vai contra a ética jornalística: divulgar notícias que envolvem suicídio.
    Espero que possamos resolver de imediato e sem a necessidade de envolver outros órgãos.
    Fico no aguardo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, todos os dias pessoas se suicidam, e as pessoas tem que saber, para tentar prevenir que uma tragédia dessas aconteça!

      Excluir
    2. O blog é pessoal, não é um portal de notícias. Fora que grandes portais como G1 e Terra divulgam com frequência grandes matérias sobre suicídio de famosos. Não existe lei nenhuma que proíba isso, e quando você cita "outros órgãos" não consigo imaginar a quem você se refira.

      Excluir
    3. Isso é só um código de conduta informal, não há uma lei que proíba. Então guarde seus pedantismos.

      Excluir
  10. Ela mesma disse que tinha um "Sentimento Suicida", que as pessoas aconselhavam , mas não se importavam de verdade, etc, o estado de depressão em que ela estava é que foi o culpado, estava no fundo do poço e não encontrou apoio , a depressão é o último estagio da dor humana... e o que faltou realmente foi espiritualidade , que Deus tenha misericórdia dessa pobre alma e possa confortar essa família que deve estar destroçada.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Quando a pessoa vive de aparências é isso mesmo, a vida vai pelo ralo por meia dúzia de tábuas nas cores erradas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sabe que ela vivia de aparências?

      Excluir
    2. Exatamente Lucimara, conclusão perfeita.

      Excluir
    3. Com certeza vivia de aparência, não demonstrava pra ninguém que estava triste, provavelmente não falava dos seus problemas reais, era só sorrisos nas fotos, por dentro se sentindo morta, já vinha com depressão a muito tempo, mil e tantos amigos no facebook e se sentia vazia, sozinha, sem ninguém, nem o marido notou que ela estava no fundo do poço, pq ela provavelmente fingia muito bem, estava doente e não procurou ajuda.

      Excluir
  13. Estamos em uma época onde a depressão é a doença do século.... perante a bíblia quem tira sua própria vida ñ vai pro céu...lendo essa carta meu coração se encheu de tristeza uma moça tão linda cheia de vida mais muito perdida, nesse momento também me pergunto onde eu estava? Eu sim, pq muitas vezes quis tirar minha própria vida pois eu estava em depressão Até que alguém chegou até mim e me falou de Deus... falou q Deus me amava e que ele poderia me ajudar.
    Isso tem 9 meses hoje sou uma nova pessoa...lendo isso lembrei do meu passado e me pergunto onde eu estava? Que ñ pude dividir com essa moça oq dividiram comigo.... me sinto muito triste muito mesmo....
    Q Deus conforte o coração da familia

    ResponderExcluir
  14. Pessoa desequilibrada, fraca, se todos cometerem suicídio por problemas, nem um empresário fica vivo! Deveria sim ter exigido, brigado, procurado seus direitos, processar a arquiteta e o empresário, pelos danos causados. Lamentável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que isso que ela escreveu foi o motivo e sim a gota d'água.

      Excluir
    2. Concordo contigo. Se cada pessoa pensar em se matar quando fracassar, não vai mais existir seres humanos. Todos tem problemas, mas alguns não sabem lidar, querem tudo fácil é como não conseguem, acham q a solução é tirar a vida. C

      Excluir
    3. Pessoa desequilibrada é você que sequer foi capaz de ler o texto direito, onde ela claramente disse que aquilo foi a gota d'água, e não o único motivo. Lamentável é sua postura... quero ver como você se sentir quando um parente querido morrer pelo mesmo problema.

      Excluir
    4. Se aquilo foi a gota d'agua e não o único motivo porque ela culpa somente a arquiteta e o empresário deixando todos os contatos possíveis e pede justiça. ..justiça por ela ter se suicidado?Fez por livre e espontânea vontade ela só quis foi achar um motivo pra não parecer uma desequilibrada!!

      Excluir
  15. Não publicar é tapar o sol com a peneira...muito triste por essa moça linda e com uma vida pela frente...tristeza, mas infelizmente é uma realidade.

    ResponderExcluir
  16. Sei bem....o esforço e a luta que é...conviver com essa doença.


    Na maior parte das vezes falta apoio e sobram criticas, piadinhas, ignorância e mais pressão.


    As pessoas que convivem com alguém com essa doença devem ficar atentos e serem mais humanos.


    Deus ilumine ela.

    ResponderExcluir
  17. Muito triste uma pessoa quando chega a faser isso é porq em sua visão não v nenhuma saída,imagino que esteja tão atormentada em seus devaneios que fica completamente obsecada,pois é um caminho sem volta,não segunda opção,,quando tomamos alguma escolha podemos ter a chance de se arrepende voltar atraz,mas para a morte não tem volta,sabemos que isso também é a falta de Deus falta de ter conhecimento de Deus pois acreditar em Deus é diferente de viver cm Deus,quanto conhecemos a Deus e tudo que fez e faz por nós é o quanto nos ama,somos forte em qualquer situação,pois o que ela estava passando era um problema que se resolveria na justiça adcionando estas pessoas nas pequenas causas,mas quando a pessoa é tomada por um Espírito de morte ela fica cega surda,até que acaba fasendo o que fez,ela deveria estar a muito tempo doente psicologicamente isto é coisa de anos,só que a familia não percebe,e por mais que a familia ajude nada é o suficiente pois nada preencherá aquele Casio q há em seu coração e na sua mente isto só quem pode faser é Deus através de seu filho jesus quando a pessoa aceita pois todos tem livre arbítrio e faz o que quer cm sua vida!que Deus console a familia que deve estar sofrendo demais!,,,

    ResponderExcluir
  18. Sinceramente se matar pq o arquiteto fez como ela não queria? E achar que está indo para um lugar melhor? Pro céu? Quem se mata não vai pro céu. Deus nos deu a vida so Ele quem pode tirar! É uma pena que essa moça não tenha conhecido Deus, pois certamente não faria isso. E outra não teve o mínimo de compaixão com os familiares que vão ficar sofrendo.

    ResponderExcluir
  19. Visivelmente ela estava com depressão, infelizmente tomou a decisão errada ao invez de procurar um psiquiatra. Culpa, todos elevam sim; arquiteta safada, prestadores de serviço safados, e pessoas q sempre olham para o próprio umbigo e não para o qto sofre um irmão. Qtos carregam sonhos dos quais não poderão dar contas? Só um amigo para nós ajudar em uma hora dessa. Pelo jeito era muito imatura e ingênua, pois tb não soube escolher vboas companhias para atravessar a vida, mas era muito nova e ainda tinha tempo para isso. Ledo engano pensar q estará em companhia de Deus. Antes disso seu espírito tem um longo caminho de perdão a si próprio para percorrer. Não deu conta das péssimas escolhas feitas aqui, mas terá q arcar com a pior de todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por k as pessoas tem k culpar alquem,se todos fossem se matar por algo k nao deu certo,quando alquem esta com depressao tem k procurar ajuda pelo fato de no momento nao estar capaz de resolver os problemas,e a pessoa k esta com depressao sempre ve como se nimquem se importasse com ela,e agora querem achar um culpado por favor,vao pesquizar o que e depressao e como ela age nas pessoas em vez de querer culpar as pessoas

      Excluir
  20. Já tive essa vontade de me suicidar, sei bem como é, claro que por motivos diferentes, se não fosse eu ter algum conhecimento do mundo espiritual e provas do que acontece com o suicida no plano espiritual, teria tomado a mesma atitude,ela infringiu a lei divina, ninguém tem o direito de fazer isso,infelizmente ela não vai encontrar um céu no paraíso, vai precisar penar até ter consciência do seu ato, não julgo ela por isso, mas ela vai precisar de muita oração.

    ResponderExcluir
  21. Arquiteta não tem culpa nenhum, se ela não gostou do projeto que falasse. Sinceramente isso é um absurdo. A verdade vai aparecer.

    ResponderExcluir
  22. Escrevi MT coisa mas acabou se apagando. Mas resumindo esse não foi o motivo exato dela ter feito o que fez , tenho certeza que ela estava ou esteve passando por problemas bem pesados e quis apostar todas suas fichas nesse sonho para se animar e se reerguer novamente . e ... Não deu certo , ela já não estava legal e infelizmente não teve calma para esperar essa fase passar . ela não viu recurso para tirar a tristeza que ela estava e acabou fazendo isso! Quando eu li essa publicação hoje de tarde eu chorei pq me doeu o peito . cada pessoa tem seus medos , seus desesperos e suas tristezas porém algumas conseguem superar e ela não conseguiu , ela não deu o tempo ao tempo . não julgo ela e jamais julgaria .pois eu ainda nova já passei por MT coisa que se eu contasse ngm acreditaria que superei. Mas estou aqui . meus pêsames a família e infelizmente tem pessoas que não gostam de seu trabalho e não se dão o trabalho de fazer a vontade do cliente que foi o que fizeram com ela, não se importaram com a vontade e sim só comna venda , espero que isso sirva para melhorarem seu trabalho. Mulher linda e tenho certeza que era batalhadora , apenas não estava legal e precisava de um auxílio e talvez não teve ou teve mas não absorveu . novamente meus pêsames a família.

    ResponderExcluir
  23. Era uma sem noção. Mal sabe ela os problemas que iria enfrentar todos os dias no comércio. Isso que ela passou era só o primeiro.

    ResponderExcluir
  24. A Bíblia é muito clara neste aspecto (morte) diz assim: "depois da morte segue se o juízo", então podemos deduzir a prestação de contas à Deus. Tirar a própria vida é um pedido de socorro, é um ato de desespero, algo não vai bem... E o suicida sempre se arrepende, contudo, é tarde demais!

    ResponderExcluir
  25. DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA, É DOENÇA E MUITO GRAVE. SÓ QUEM SENTIU NO COURO ENTENDE. MUITA LUZ PRA ALMA DESSA MOÇA.

    ResponderExcluir
  26. Creio que a família principalmente esposo e mãe deviam ter tomado as rédeas dessa doença , ajudado e encaminhado ajuda , arquiteto e o dono dos móveis foram só um stupin ....

    ResponderExcluir
  27. Esse empresário e essa arquiteta sem vergonha...deveriam sentir vergonha de ser péssimos profissionais que não cumprem com o combinado. Devem ser processados por não cumprir o combinado. Essa moça errou em se matar.. perdeu seu bem mais precioso...sua alma. Mais enfim..... as pessoas deveriam pensar antes de abrir uma empresa e contratar qualquer um para fazer o serviço. O marido dela deveria processar e pedir indenização por terem feito um serviço não combinado e causar a desgraça da vida da pessoa. Advogado e processo.... única forma de justiça para essa moça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deixa de ser idiota e falar tanta besteira,ela se matou,como pode querer culpar alquem

      Excluir
  28. Quem sou eu pra julgar, pois quem nunca já sofreu por coisas "bobas", porém acho que a polícia devia investigar bem, algo nessa história não bate,,, essa carta ta muito longa
    pra quem não via luz no fim do túnel, muitas explicações do porque, muitos detalhes de
    lembranças,vividas ou escutadas?!?!?pra quem a conhecia ter a certeza de quem
    escreveu foi ela?pra que? afinal ela tinha
    muitos amigos, uma família, um marido que
    ela amava e que pelo jeito era recíproco, sem culpar ninguém, (não me levem a mal, também quero entender) mas
    ninguém percebeu que ela estava doente?
    uma carta suicida, com tantos detalhes
    bons?!?

    ResponderExcluir
  29. Como pode a pessoa escrever tanta coisa linda sobre o pai, mãe, marido, irmão... e mesmo assim querer se matar por causa de um projeto que deu errado sendo que isso é o que mais acontece com empresários... Realmente a depressão é a doença dos séculos...

    ResponderExcluir
  30. Infelizmente essa doença é o mal do século,essa moça estava numa etapa muito avançada de depressão,não julguem ela porque ela estava doente!Deus é justo e sabia que ela estava doente,ela cometeu suicidio por doença e não porque quiz,ela estava impossibilitada em pensar na razão!Meus sentimentos a familia.

    ResponderExcluir
  31. Não cheguei a ler todos os comentários, mas deixo a minha análise.
    DEPRESSÃO.

    Experiência própria, no qual passei por tratamento e mesmo achando que estou curado, preciso sempre vigiar meus pensamentos.

    Acredito na situação dela quanto ao trabalho realizado, mas existe lei e órgãos para defende la, alem disso, o próprio esposo "se for participativo". Enfim, tem coisas que são injustificáveis.

    ResponderExcluir
  32. Infelizmente o suicídio da moça deveria ao menos fazer as pessoas refletirem seus atos. Mas não, a maioria só julga uma parte ou outra. Vamos colocar a mão na consciência e pensar q não sabemos o q cada pessoa está passando, q nos nossos menores atos podemos magoar alguém, e se essa pessoa não estiver bem... quantas vezes já nos sentimos de lado, rejeitado, traído...duvido q ninguém tenha sentido isso nunca. é ruim, mas para quem está saudável dar a volta por cima é fácil, p alguém doente não. Estamos vivendo uma época onde as pessoas não ligam p as outras, tratam pessoas como lixo, não querem dar a mão para não ter trabalho. Se todos no minimo se respeitassem, se ajudassem, coisas como essa não aconteceriam em número tão grande. Não existe 3 culpados, existe uma sociedade inteira se eximindo da culpa que carrega nas costas.

    ResponderExcluir
  33. Olha com todo o respeito. Para que se matar, se a vida é tão bela. Ela estava com problemas demais para descidir sozinha seus compromisso e seus sonhos e poderia muito bem buscar ajuda, não importa se ela foi ou era desenquilibrada, o problema é que todos gostam de criticar, falar, passar por cima das pessoas e nem sequer perguntam se estão bem. Segundo ela contou que até os seus próprios irmãos nem sequer importavam com ela, ela está certa que sempre em algumas famílias existem esses tipos de desapego sobre irmãos, ciúmes, inveja e etc.
    Também ela se entegou fácil, puxa vida era casada e muito bem casada, tinha uma mãe guerreira que pediu para ela dessistir, mais também mãe como ela iria desistir do sonho dela tão fácil assim. Ela estava buscando novas experiências, novas amizades, reencontrar amigos que infelizmente virou as costas pra ela por bem então até seus irmãos. Por bem seria a vontade dela conquistar todos que
    estavam magoados ou até mesmo chateados.
    Depressão é bem diferente do que ela tinha. Única coisa que ela poderia fazer e desistir, chamar os responsávies tanto o Proprietário como a Arquiteta fazer alguns acertos ou se caso não desse certo, procurava um bom advogado, para resolver sem problemas nenhum se não dar pelo bem então vai pela justiça.
    E sobre que ela gostaria de ser empesária oq eu tem demais com isso pessoal, cada um procura ou conquista seus sonhos e suas profissões, nós nem sequer temos o direito de sair por ai criticando as pessoas assim, principalmente essa linda mulher de origem humilde, bem casada e queria mostar ao seu marido que ela era capaz de ter algo para eles aumentarem suas rendas.
    Sabemos que ela foi fraca e se entregou tão fácil e te coragem te tirar sua própria vida, isso é umas das piores coisas em nossas vidas irmão, irmã, pai ou mãe do nosso próprio sangeu ou do mesmo DNA se matar. Patrícia que Deus recebas você de braços abertos, com toda vontade de saber que você partiu para outro lugar nos quais nosso parentes também partiram e Deus recebeu muito bem todos aqueles que mudaram daqui para melhor.
    E Patrícia você também não teria o direito de fazer isso com seus familiares, porque eles te ofereceram ajuda, mais infelizmente você nem sequer deu ouvidos ou até mesmo reconheceu que estava realmente precisando, ainda mais a sua melhor amiga, que é a sua MÃE. Da mesma forma o seu marido. QUE DEUS ABENÇOE HÁ TODOS SEUS FAMILIARES.

    ResponderExcluir
  34. Como o ser humano é ignorante. Vocês que defendem os envolvidos continuem com este pensamento que vão longe, aproveitem e contrate os serviços deles. A moça estava no último estágio de depressão. Como ela mesmo disse, esse mundo hipócrita, e se fosse vocês, se coloquem no lugar dela, o motivo não foi somente este que ela citou, mas ajudou a terminar com a vida dela. Essa doença é silenciosa e quando vc menos espera te derruba, e haja força para levantar. Ao invés de criticarem como é só isso que vocês que se dizem humanos sabem fazer, deveriam estar fazendo uma oração para Deus confortar a família. O brasileiro é um lixo mesmo, hipócritas e ignorantes que não sabem o que falam. Ela citou as pessoas que colaboraram com o fim de sua vida, óbvio que não precisava dar nome aos bois, mas ela estava no seu limite e foi a última coisa que conseguiu desabafar depois de guardar tantas angústias. Porque pessoas que não executam bem o trabalho, não devem exercer a função e tem que ser punidos sim. A família tem que colocar na justiça essas pessoas,para eles perderem a chance de continuar trabalhando com o que não sabem e fazendo mais pessoas de bobas, porque o sofrimento de perder alguém que amamos muito nenhum dinheiro no mundo paga. E somente Deus vai julgar os atos dela, e decidir onde a alma dela irá descansar.
    QUE DEUS CONFORTE OS CORAÇÕES DOS FAMILIARES.

    ResponderExcluir
  35. Meus pêsames a família desaa moça!Deixo aqui um convite a auem estiver passando por momentos difíceis como o dessa moça que vá a uma igreja que procure a palavra de Deus, a depressão não vem de Deus! Eu quero deixar bem claro a minha opinião de que quem comete o suicídio não está sendo corajosa e sim cruel com quem ama vc!Precisamos sim ter coragem de viver a vida e lutar pra vencer os problemas...

    ResponderExcluir
  36. Desculpa, mais isso não é motivo para uma pessoa se suicidar, isso, é para pessoas covardes que não tem coragem de enfrentar a vida todo mundo passa por algo e nem por isso se justificam quitando suas vidas, cada quem tem seu comentário esse foi o meu.

    ResponderExcluir
  37. Vai te matar? - tenta o PROCON antes!
    Lição de vida: As pessoas vão te passar a perna! Não deixe!
    Procure um psicólogo! Ou um Psiquiatra!
    Sim, pode ir na igreja (não na igreja caça-níquel, né?)

    ResponderExcluir
  38. Se fossemos nos matar por cada tropeço, quedas e perdas...
    A pessoa ja estava totalmente descompassada e acumulada e viu nessa dificuldade uma razão para fazer o que fez.
    Acontece que a depressão não permite ver graça e beleza em nada.
    E com tantas coisas Boa que ela narrou em sua despedida...infelizmente deu ênfase nas coisas ruins.
    Triste !

    ResponderExcluir
  39. Como é fácil julgar as pessoas quando o problema não é com nós ou com alguém da família. Muito triste por alguns comentários. Falta muita evolução do ser humano. Lei da vida: sempre se coloque no lugar da pessoa antes de julgar ou falar.😞🙏💙💚💛💜💓

    ResponderExcluir
  40. Só a cara da infeliz ja mostra que é Louca da cabeaça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é que as pessoas tem tanto Dom pra julgar os outros, só Deus pra saber o que se passava dentro do coração dela, do intimido dela.
      As pessoas em vez de usar as palavras pra orar pela alma dela, não.
      Apenas fazem mal uso das palavras criticando e amaldamaldicoando.
      Sem generalizar!

      Excluir
  41. Sempre tem a gota q faz o copo transbordar. E essa situação foi a dela.
    Cada um tem seu limite, então nao foi uma frescura, foi o que destrancou a coragem q ela ainda nao tinha encontrado. Não q seja culpa da arquiteta e cia, mas é a prova de q em qualquer situação ou momento temos q ter ciência de q estamos lidando com pessoas q tem uma história de vida q não conhecemos e portanto empatia é fundamental. Sair vomitando julgamento sobre ela ter desequilíbrio ou por ser futil nao cabe a ninguém aqui. E quanto a Deus? Pra qm acredita ou nao, foi nos dado o livre arbítrio. Tirar a própria vida ou nao, é uma decisão bastante individual. Desmerecer a sanidade de alguem por isso, é minimizar o problema dos outros. Ela não era louca pq dez isso, só não viu mais sentido em seguir adiante. Normal com as pressões que passamos. Nem todos tem o dom da gerência e do autocontrole. Acontece, mais do q se imagina.

    ResponderExcluir
  42. ...mais uma vitima do transtorno de personalidade narcisista.
    meus sentimentos a família.

    ResponderExcluir
  43. Nada explica o suicídio,, nada mesmo, pois a vida não nos pertence. portanto o suicido é o mesmo que um assassinato.

    ResponderExcluir
  44. “Fulano se matou".
    Extremo da coragem, extremo da covardia, impulsionada por uma patologia?
    Entendo ser uma patologia, uma doença, uma depressão "arrastada". Despercebida, ocultada, bem disfarçada e que muitas vezes as pessoas mais próximas não conseguem perceber. Vem desencadeando isso há muito tempo e em determinado momento comete o suicídio.
    Para os que ficam, difícil de entender, acreditar e aceitar esta decisão. Talvez por sentimentos de frustração por não conseguir perceber "detalhes", que depois do ocorrido, fica-se claro que existiam indícios da possibilidade.
    Lamentável mesmo, é saber que "talvez" uns minutos de paciência, um sorriso, uma palavra, um abraço, um "tâmo junto", poderia evitar isso. E naturalmente, levar esta pessoa a tratamento e evitar uma tragédia.
    Você que está lendo isso e tem estes pensamentos suicidas, "entende" que isso é uma saída, uma forma de resolver tudo. Procure ajuda imediatamente.
    E a nós (da licença para me incluir?), considerados "normais", cabe "talvez" promover mudanças de atitudes.
    Ter cuidado ao ofender, discriminar, rotular, humilhar, julgar e condenar atos e pessoas. "Talvezzzz" isso pode ser a gota para transbordar um copo. (Este copo poder ser meu, seu, nosso, de uma empresária, arquiteta, etc...).

    ResponderExcluir
  45. Só Deus tem o direito de tirar a vida. Muito triste este fim, mas Deus é o nosso refúgio e sem ele nada somos; devemos busca-lo de tdo coração em atitudes de seguir o evangelho. Suicídio é pecado: Que ela tenha se arrependido e pedido perdão a Deus antes do último suspiro. Q Deus conforte o coração de todos familiares.

    ResponderExcluir
  46. Teria sido mais justo viver e processar a arquiteta...

    ResponderExcluir
  47. Infelizmente essa moça cometeu o suicídio com a intensão de resolver seus problemas mas ela não resolveu e ainda arrumou outro (o suicídio )e ainda ela quer que as pessoas que ela julga serem culpados pelo seu ato paguem.Todo esse desejo que ela carrega não vai deixar ela em paz.Essa moça precisa de muita,mas muita oração e sua família deve procurar a casa espírita e pedir ajuda e todos seus familiares e amigos devem orar muito e com muita fé,ou o espírito dessa moça vai sofrer muito mais do que quando ela estava aqui encarnada.

    ResponderExcluir
  48. Não acredito que ela sofria de depressão, depressivos não se importam c/a aparência de si mm... Me parece mais uma pessoa acostumada a ter tudo... Me parece uma pessoa egoísta, que não olha além de si mesma... Incapaz de reparar no próximo, aquele que não tem um tiquinho do que ela tem... Não valoriza o mais importante que é o amor, a família, a saúde e a VIDA... Essa moça não se sairia bem como uma empresária ou em qq atuação, pois no primeiro tropeço, largaria tudo... Sinto uma enorme pena dos seus familiares e amigos, mas dela não... A carta é bem redigida, s/alucinações, me parecendo de uma pessoa normal, mas autoritária e vingativa... E o pior, culpa os outros pelo ato infame que cometeu... Atitude covarde e exagerada de um ser humano que só pensa em si.... Um pecado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Pecado é esse seu comentário ignorante e invejoso. Procure no face da moça e veja se ela realmente tinha "tudo" como descreveu. Ela era uma pessoa humilde e conseguiu as coisas com muita luta. Você é muito hipócrita e sem coração. Peça perdão a Deus por ser tão invejosa.

      Excluir
  49. Imagina a criança mimada e birrente que não era essa mulher. Ta louco.
    Se se matou pq a decoração a loja não tava como ela queria...imagina a pressão de administrar diariamente uma empresa no Brasil.. Ia matar um monte de gente junto, estilo mulher bomba daí.

    ResponderExcluir
  50. A mulher se matou por que quis, e tem gente postando "os responsáveis serão punidos..." aff... Sem mimimi gente... Ela, pelo que dá para entender no que escreveu, estava perturbada emocionalmente, deveria te procurado ajuda... Poderia ter procurado Procon/Edecon, Justiça, enfim... Não cabe a mim, julgar a atitude dela em se suicidar, já que ninguém sabia o que se passava na cabela dela, agora jogar a culpa na arquiteta, no dono da loja... Isso não tem fundamento algum...

    ResponderExcluir
  51. talves sempre teve tudo nas maos,moça rica!no primeiro nao que recebeu da vida coitada nao soube lidar,,,triste

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  53. Acredito que ela passava por tamanha depressão, o mau profissionalismo desses dois só agravou a depressão. Acho que os dois devem ser processados, dentro do limite do que fizeram, não foram responsáveis pelo suicídio.

    ResponderExcluir
  54. Não se trata apenas de encontrar os culpados. O ser humano não é feito de aço, mas de carne e osso. Sujeito a doenças e depressões. Neste caso, fica evidente que moça estava pressionada por vários fatores. A depressão é um caminho para o fim. Difícil de sair. E ela não encontrou o apoio que esperava de uma sociedade também doente, incapaz de gerar boas coisas. Um consumismo sem limites e o capitalismo selvagem gera este clima de cada um por si. Restou quem: DEUS, última esperança dos humildes e desemparados...

    ResponderExcluir
  55. Olha essa moça cá era bm desequilibrada..o que faltou aí foi tratamento,.para o céu eu garanto que ela não foi pq tirou sua vida..na Bíblia está claro que quem tira a vida não vai para o céu..agora é tarde demais.

    ResponderExcluir

  56. Acredito que ela passava por tamanha depressão, o mau profissionalismo desses dois só agravou a depressão. Acho que os dois devem ser processados, dentro do limite do que fizeram, não foram responsáveis pelo suicídio.

    ResponderExcluir
  57. Neste momento não cabe mais nada para a alma desta moça, o que resta é orar e pedir a Deus para consolar e dar força e sabedoria para sua familia. O mais importante essa moça esqueceu de fazer que é colocar a sua vida nas mãos de Deus, pq somente Ele nos dá força, liberta e da sabedoria para afastar o mal de nossas vidas. Se ela tivesse mais se preocupado e agradar a Deus do que as pessoas deste mundo não sofreria tanto. A vida é passageira e estamos aqui para nos redimir para com Deus e não para alimentar o próprio Ego e agradar as outras pessoas. Para a familia oro para que Deus lhes dê o consolo que eles merecem. Que Deus abençoe todos eles.

    ResponderExcluir
  58. Verdade o único que não vai passar por julgamento é o suicida, porque esta escrito que esse não entrará no reino dos céus.
    E a depressão sendo uma doença deve ser tratada com acompanhamento e a pessoa não pode ficar sozinha. O problema maior da depressão é que as pessoas que tem essa doença dificilmente admitem ter, e quando se dão conta já estão na ultima fase aquela em que não conseguem mais ver solução para os problemas que surgem, seja ele de qualquer tipo. Tenho essa experiência pois convivi com pessoas que tinham a doença e não queriam se tratar, quem tem parentes ou amigos com depressão deve aconselhar a fazer o tratamento, porque muitas vezes achamos que o problema são todos a nossa volta, e é nessas horas que temos que pedir ajuda, e se tratar. Porque só Deus pode tirar a vida.

    ResponderExcluir
  59. So Deus tem o direito de dar e tirar a vida Deus abomina suicida infelizmente ela foi pra outro lugar!!!

    ResponderExcluir

  60. Bom, tentarei usar as palavras certas e ser o mais sutíl possível em relação ao caso, pois entendo a dor dos familiares e amigos. Li todo texto da garota e fiquei chocado com a situação. "Na minha opinião" um fato (problemas com a loja) não justifica o outro (Suicidio). Entendo que a garota estava com depressão, mas como consumidora existe diversos recursos para recorrer afins de resolver este problema. Entendo a dor e todo sonho que foi destruído, mas denovo o suícidio não é a forma que vai resolver alguma coisa. Ao contrário trouxe mais problemas a todas pessoas ao redor. A garota estava com depressão e precisava além de ajuda médica, precisava de deus no coração. Estava perdida ! Ninguém tem o direito de tirar a própria vida a não ser deus. Ela cita no face que agora estará ao lado de deus, mas como todos sabem não é assim que funciona. No caso dela, o diabo aproveitou o momento de fraqueza e começou a buzinar na cabeça dela afins de fazê-la criar coragem para cometer o ato. Por isso que quando vamos a igreja é para nos manter o mais longe possivel de tudo q é ruim que nos rodeia.
    Trata-se de uma tragédia , uuma garota linda, tinha um grande futuro pela frente acabar assim.
    Ela deixou claro um ponto importante que depressão não é brincaderia. De fato !
    Mas acho que não devemos apenas procurar a deus só quando o sapato aperta. Se tivermos mais deus no coração, sem fanatismo, teremos uma vida bem melhor do que sem ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro ponto importante é que a depressão não acontece da noite para o dia. É silenciosa e certamente ela já estava em depressão a tempos e certamente ninguém deu importância. Porém, uma pessoa nestas condições não teria sequer a possibilidade de adminstrar uma loja, pois qualquer fato seria um estopim. Os contratados por ela certamente estão em maus lençois pois a notícia se espalhou e da forma que aconteceu. Digo maus lençois pessoalmente e profissionalmente.
      Na minha opinião eles não devem ser culpados pelo suicidio, mas a lição que irão levar sobre tudo que aconteceu certamente vai acontecer eu já esta acontecendo.

      Excluir
  61. Se cada vez que nos frustrados com nossos planos fosse motivo para suicídio teria morrido a maioria das pessoas, a arquiteta e o empresário não podem ser responsabilizados, pois são humanos e nem sempre nós conseguimos corresponder às expectativas alheias, não podem carregar essa culpa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trata apenas de "frustração".
      Devido a muitas desilusões acumuladas, a química cerebral dela foi alterada.
      Precisava de remédio e companhia INTENSIVA pra atravessar esse momento...
      (E nunca podia abrir negócio nenhum, os riscos com toda forma de ABUSOS diários que se passa não combina c/ tratamento.)

      Excluir
    2. * NÃO se trata apenas de frustração... ( faltou o não acima.)

      Excluir
  62. Olha, me desculpem, mas essa menina foi muito fraca. Se ela procurasse a ajuda de um psicólogo ou, melhor ainda, um psiquiatra, ela com certeza iria conseguir seguir em frente. Antidepressivos e vários outros remédios pra depressão existem e fazem a gente ficar muito bem.
    Falo isso porque também abri uma loja, com 22 anos e ainda "engatinhando" na vida, abri meu negócio junto com um sócio há dez meses. Desde o primeiro dia eu me sinto horrível. Pressão, impaciência das pessoas, prejuízos financeiros... Creio que eu passei por coisa BEM pior que essa menina. Mas procurei ajuda. Fui em uma psicóloga e hoje vou em um psiquiatra e tomo antidepressivo. Estamos fechando a loja esse mês, mas estou melhor.
    É uma pena mesmo esse pensamento suicida, mas não estava "tudo perdido" pra essa mulher. Fica aqui meus sentimentos pra família dessa moça, que com certeza está sofrendo muito.

    ResponderExcluir
  63. Obvio que nsao foi ela que escreveu enem que se matou.obvio

    ResponderExcluir
  64. FALTA DE TER OQUE FAZER SE TIVESSE QUE TRABALHAR PEGAR ÔNIBUS CHEIO E ESTUDAR NÃO TERIA TEMPO PRA PENSAR BESTEIRAS E NEM FAZE-LAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc JULGA e escreve como se conhecesse ela e a mesma estivesse viva pra se arrepender/envergonhar.
      Mas... seu desinformado... Ela estava DOENTE, depressão é tão medonha quanto câncer: enfraquece, desanima, desnorteia e por último, se não estiver MEDICADA com acompanhante direto ela MATA = adeus mundo, adeus julgamentos, adeus hipocrisia como elamesmo escreveu.
      Gente doente a gente encaminha pra médico, hospital, psiquiatra/psicologos.

      Excluir
  65. Incomcebível. Culpados tem sim. Uma pessoa que deseja, sonha e compra alguma coisa deve ao menos ser feito. Esses picaretas que erraram o projeto dos móveis e sentiram o desespero da jovem, poderiam sim ter revisto e refeito o que não estava certo. Decidiram se apoiar numa fraqueza que ela já demonstrava ter e realizaram o serviço sem qualidade, dando por feito e acabado.
    Homicídio realizado com sucesso. Esses falsos profissionais devem ser responsabilizados pela trajédia vinda após a conclusão de um serviço mal feito. A atitude da moça é sim de uma pessoa que deveria estar sobre a guarda de outra pessoa já que estava doente, mesmo assim, os falsos profissionais não cumpriram com seu contrato e aumentaram ainda mais o desgosto da jovem. Ela se sentiu pequena demais e sem forças para brigar, optando por desistir de tudo, inclusive de viver. Culpados tem, agora é com a justiça.

    ResponderExcluir
  66. Bom oque tenho a dizer.essa moça precisava de jesus.por que ele cura.salva.liberta.realmente nos dias de hj ninguém se preocupa com ninguém. Entao digo a família é muito importante um apoio familiar.tudo aconteceu nao foi culpa de ninguém nao devemos culpar nada nem ninguém dos nossos atos pq estariamos sendo covardes em não asdumir nossos erros e fraquezas pena q nao a conheci pq a teria apresentado ao maior piscologo jesus.quanto a lijas coisas materiais se consegue novamente ja a vida é uma sóque isdo sirva de liçao para muitas pessoas a cura da depressao é procurar ajuda espiritual jesus se ocupar prestar ajuda voluntaria praticar atividades fisisicas enfim nao deixe q acnegatividade tone conta de sua vida pois lembre nessa vida tudo passa é fase e acredite dias melhores sempre vem principalmente tendo jesus ao seu lado.

    ResponderExcluir
  67. Que piada ficar vendo tanta resposta ridicula.

    ResponderExcluir
  68. Só vejo as pessoas julgando e falando merda, como se fossem os maiores peritos da vida dos outros. Ai vem aquele velho ditado, pimenta no cu dos outros é refresco.

    ResponderExcluir
  69. Não foi empreendedora. A culpa do suicidio, foi "Depressão". Doença da alma.

    ResponderExcluir
  70. Ela era linda, tinha grana, morava bem, era casada e parece que era feliz com isso. É triste a situação, mas não consigo entender, quanta gente que vive na miséria, sem o mínimo de dignidade,sofre todo tipo de preconceito e tá em pé, firme e forte. Ela não tava deprimida, só não soube lidar com as dificuldades. Pelo jeito as primeiras dificuldades da vida. Achei que foi bem egoísta isso sim.

    ResponderExcluir
  71. estou com um tumor na cabeça, o local do tumor é meio sensivel e nao posso operar, estou apenas fazendo quimio mas os efeitos colaterais são terriveis já não consigo nem me olhar no espelho, minha mãe faz hemodialise pelo pescoço e anda com uma facha enrrolada no pescoço, nao aguento ver ela passando por isso, me ver neste estado ainda mais no estado em q ela mesma se encontra, como eu queria ter a vida dessa garota e viver ate o meu ultimo suspiro, com tantos motivos q tenho para querer me matar, ainda assim não penso nisso. as pessoas por qualquer coisa ja entram em depressão, q fraqueza meu deus, gente acordem, julgar a arquiteta e o marceneiro por suas fraquezas é facil, quero ver ter um tumor na cabeça, nao conseguir enxergar direito e nem andar, fazer quimio, vomitar, nao ter cabelo, ver tua mae fazer hemodialise, isso sim é motivo pra ter depressão.

    ResponderExcluir

Após perseguição, carro capota e cai de altura de quatro metros em terreno em Porto Alegre

Um veículo capotou e caiu de uma altura de cerca de quatro metros no pátio do Vida Centro Humanístico, na Avenida Baltazar ...